quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cobertura do G1 sobre o desfile dos 80 anos da Revolução de 1932

Evento contou com participação de ex-combatentes e seus familiares.
Revolução explodiu com morte de quatro jovens manifestantes em protesto.

Um desfile na região do Ibirapuera homenageou, nesta segunda-feira (9), heróis e revolucionários que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia durou cerca de 45 minutos e celebrou os 80 anos da disputa histórica. Participaram do evento ex-combatentes e familiares, integrantes da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Tropa de Choque, além de bandas, escoteiros e a cavalaria.
A Revolução de 1932 explodiu com a morte de quatro jovens manifestantes em protesto no centro de São Paulo. Paulistas eram contra o governo provisório de Getúlio Vargas. Apenas três dias depois das mortes, 10 mil pessoas se alistaram na Força Pública para lutar.

"A excitação popular já tinha passado do ponto de controle. Os encontros de rua eram frequentes. A matança aconteceu no famoso dia 23, mas a revolução já estava madura. O dia 9 de julho foi o dia da guerra”, diz Ilka Cohen, historiadora. A luta entre paulistas e a Tropa Nacional durou 87 dias.
Nas homenagens desta segunda-feira, cadetes da Academia Militar do Barro Branco carregaram urnas com os restos mortais de combatentes, cobertas com a bandeira de São Paulo. Policiais militares fizeram as honras com uma salva de tiros. As urnas foram colocadas no mausoléu ao Soldado Constituicionalista de 1932.
O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassb acompanharam a cerimônia na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Assista ao vídeo no link abaixo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário