quarta-feira, 11 de julho de 2012

Exposição no Arquivo do Estado sobre os 80 anos da Revolução Constitucionalista

Mostra ocorre no Arquivo Público de São Paulo, em Santana.Exposição reúne fotos, documentos e objetos do período.

 A muitos anos, quando montei minha primeira exposição sobre a Revolução de 32 tive a oportunidade de pesquisar estes arquivos, e ver os itens preservados no Arquivo do Estado, e posso dizer: Vale muito a pena ir ver.

Na última 2a. feira, segunda-feira, 9 de julho, o Movimento Constitucionalista de São Paulo, ou Revolução de 1932, completou 80 anos. Em comemoração, foi inaugurada a Exposição SP, 1932: 80 anos de Movimento Constitucionalista, que, com a ajuda de fotografias, documentos e objetos, conta a história desta "guerra" paulista contra o governo de Getúlio Vargas.
A exposição ocorre no Arquivo Público do Estado de São Paulo, na Rua Voluntários da Pátria, 596, em Santana. As imagens, documentos e objetos contextualizam como a insatisfação paulista pela perda de sua autonomia se transformou em um dos maiores movimentos armados da história do Brasil, envolvendo mais de 200 mil homens.
A mostra percorre um período de 4 anos, iniciado ainda em 1930, com a formação do governo provisório e as medidas intervencionistas de getúlio vargas.


Além da exposição física, o público pode acessar duas mostras virtuais. A exposição "1932, acervos e memórias", em cartaz no endereço site do Museu da Imigração, reúne imagens e informações dos acervos ligados ao tema e que estão sob a guarda de instituições de preservação em todo o estado. Já a mostra "1932: a guerra paulista", com curadoria do Arquivo Público, explora o tema de forma didática e oferece proposta de atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas pelo professor em sala de aula. O trabalho, disponível no site, apresenta ainda uma seleção de fontes documentais sobre o tema. 
 

Imperdível!

Saiba mais nos links:





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário