quarta-feira, 26 de outubro de 2016

INTERESSANTE QUADRO DE ÉPOCA RETRATANDO A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Quadro da época da Revolução Constitucionalista de 1932, inspirado no Hino da Liga de Defesa Paulista “O PASSO DO SOLDADO”, produzido artesanalmente em homenagem aos soldados constitucionalistas.


A obra é uma mistura de pintura sobre tecido (fundo) e detalhes aplicados em relevo:

O capacete é pintado e recortado em cartão e a jaqueta do soldado (com a manga almofadada e detalhes como botões e correias aplicados) em tecido grosso:


A bandeira é em tecido sobreposto, com as listras brancas e pretas costuradas e os detalhes dourados do quadrado vermelho (mapa do Estado de São Paulo e as estrelas) aplicados em relevo, assim como o cordão do mastro.



No canto inferior direito, pintado sobre o tecido de fundo aparece, já meio apagado, o refrão do Hino “O Passo do Soldado”, de Marcelo Tupinambá e letra de Guilherme de Almeida:

Marcha, Soldado Paulista,
marca o teu passo na História!
Deixa na terra uma pista,
Deixa um rastilho de glória!


TAMANHO (cm): 69,0 x 55,0 (com moldura)

O tecido sobre o qual foi pintado o fundo tem marcas de desgaste causadas pelo tempo, mostradas nas fotos.

UM PEQUENO -GRANDE DETALHE;Pode-se afirmar que este quadro foi feito DURANTE A REVOLUÇÃO, mais precisamente bem no seu inicio, por conta da bandeira, que apresenta o contorno do estado ao centro do círculo ao invés do contorno do país. Explica-se: até o início da revolução, o desenho da bandeira do estado não estava oficializado. Tanto a bandeira quanto o Brasão foram oficializados DURANTE o conflito. Por isto os primeiros brasões apresentam a frase: Pro S. Paulo Fiant Eximia ao invés do adotado : Pro Brasilia Fiant eximia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário